FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Laboratório será utilizado para análise de testes da COVID-19 e trará avanço para a região nos campos de pesquisa e desenvolvimento.

A TECNOLOGICA Conforto Ambiental, empresa especializada no segmento de ar condicionado central e ventilação industrial, foi responsável pela implantacao dos sistemas de climatização, renovação de ar e exaustão das novas dependências do Laboratório de Biologia Molecular do SENAI, de Chapecó (SC), inaugurado no mês de  novembro.  Cumprindo o tempo recorde de três semanas para execução do projeto, a empresa instalou diversos equipamentos, entre eles condicionadores de ar de alta capacidade com tecnologia VRF e respectivos sistemas de renovação de ar.

"Na verdade foi um grande desafio, afinal é uma obra complexa, com diversas variáveis e condições de controle. Acredito que o sucesso do empreendimento, é decorrente do comprometimento de toda a equipe da TECNOLÓGICA, tanto técnica, quanto administrativa, às quais eu gostaria de registrar os agradecimentos. Não podemos deixar de registar o envolvimento de parceiros estratégicos, como a fornecedora de equipamentos TRANE e a fornecedora dos difusores de ar TROX do Brasil. Temos que agradecer  ao Senai, que confiou à nossa empresa a execução de um empreendimento de alta complexidade”, destaca o diretor técnico da TECNOLÓGICA, o engenheiro Arivan Zanluca.

A demanda emergencial do laboratório, consiste na prestação de serviço a laboratórios, clínicas e hospitais parceiros, para análises de Biologia Molecular, empregando testes de auxílio diagnóstico para o novo coronavírus. Além disso, com a nova estrutura, visa-se a ampliação das atividades para outros testes diagnósticos que impliquem análises moleculares, como, por exemplo, testes para detecção de outros agentes infecciosos.

Segundo a responsável técnica do Laboratório de Biologia Molecular, a biomédica Karine Lena Meneghetti, a chegada da estrutura à região de Chapecó constitui um grande avanço nos campos de pesquisa e desenvolvimento. "As técnicas moleculares, principalmente de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em tempo real, têm vasta aplicação nas áreas da saúde humana e animal, meio ambiente, agroindústria e setor de alimentos. Há ainda o objetivo de estender essa tecnologia para atender a outras demandas e atividades ", explica.  

Para a empresa TECNOLÓGICA, além da satisfação de realizar um bom trabalho, é importante contribuir para a construção de um laboratório de tamanha relevância para a região de Chapecó. "A obra vem ao encontro dos propósitos da nossa organização, que é tornar os ambientes, em locais mais confortáveis, seguros e higiênicos,  proporcionando maior qualidade de vida aos usuários", acrescenta Arivan. 

Os sistemas de climatização implantados no laboratório atendem  à Norma NBR 7256/ABNT, laboratórios  de nível de Biossegurança NB2, possuindo características especiais para níveis de pressão interna, sendo positiva ou negativa, conforme o tipo de ambiente do laboratório. Dessa forma, o sistema de climatização é fundamental para o bem-estar dos profissionais que estão realizando as atividades laboratoriais, assim como, do processos laboratoriais, uma vez que os ambientes necessitam de  temperatura controlada para a manutenção de insumos e equipamentos. 

"Sistemas de renovação de ar e exaustão são essenciais para manutenção da qualidade do ar e reposição, pois, em algumas salas, trabalhamos com cabines de segurança biológica NB2, nas quais 100% do ar é exaurido para o ambiente externo. Neste caso não há recirculação de ar dentro das cabines, sendo assim, é necessário um balanceamento de entrada e saída de ar nas salas e, ao mesmo tempo, manutenção da pressão negativa nos ambientes em que se realizam os procedimentos dos testes moleculares", ressalta Karine. 

Para ela, o sucesso da execução da obra só foi possível devido ao empenho de todos os envolvidos no processo. "Foi realizado o cronograma de execução da obra no qual as empresas e equipes contratadas tiveram que trabalhar em conjunto. A disponibilidade e desempenho das empresas foi essencial para que a estrutura estivesse finalizada no tempo programado", finaliza a biomédica. 

Saiba mais sobre a Tecnologia Conforto Ambiental

A TECNOLÓGICA Conforto Ambiental executa atividades das mais variadas complexidades técnicas, operando no âmbito de empresas dos setores público e privado. A empresa destaca-se pela excelência dos serviços prestados, levando sempre em consideração a ética nos relacionamentos, assim como, o respeito ao meio ambiente. 

Contando com a atuação de uma equipe de alta competência técnica em todas as regiões do Brasil, a empresa visa ser referência em qualidade e tecnologia, através do desenvolvimento de soluções inovadoras e adequadas para cada empreendimento.

A empresa TECNOLÓGICA Conforto Ambiental,  atua no mercado desde 1993 e ao longo de sua existência, tem executado serviços das mais diversas complexidades e características técnicas, desde simples obras para conforto térmico a complexos sistemas hospitalares e industriais.



                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715