FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Nesta quinta-feira (15), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Florianópolis (SIMMMEF) completa 33 anos de fundação, consolidando sua trajetória de fortalecimento e união do setor. Segundo o presidente do sindicato, Conrado Coelho Costa Filho, diversas foram as ações desenvolvidas pelo SIMMMEF nessas mais de três décadas com forte apoio ao setor eletrometalmecânico. 

"Acompanhando as mudanças ocorridas na FIESC e o crescimento do associativismo empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis, o SIMMMEF entra numa fase de maior participação no apoio às indústrias, usando principalmente as entidades SESI, SENAI e IEL e induzindo o uso da mão de obra mais especializada e socialmente mais participativa. A aproximação com os demais sindicatos da região tornou o trabalho sindical mais fácil e mais efetivo", destaca o presidente. 

A atuação do SIMMEF sempre foi baseada no diálogo com os empresários, com representantes dos trabalhadores e com a sociedade por meio das informações do cenário econômico. Para apresentar soluções e inovações tecnológicas, o sindicato conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em especial do Serviço Nacional da Indústria (Senai), que permitiu a promoção de cursos e treinamentos, entre outras atividades. Com destaque para a criação do curso de Técnico de Ar Condicionado, que iniciou com a montagem de um laboratório (ferramentas e equipamentos) para formar instaladores e mantenedores de ar condicionado e suprir uma carência de mão de obra especializada. Além disso, outras entidades empresariais também fazem parte desse nosso rol de parceiros, oferecendo possibilidades de qualificação, integração e crescimento das empresas. 

Principais ações desenvolvidas nos 33 anos

Inúmeras foram as ações desenvolvidas pelo SIMMMEF durante os 33 anos de atuação do sindicato. Entre elas, capacitações sobre a aplicabilidade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), para orientar empresários, engenheiros e técnicos da região. Além disso, no ano passado, o SIMMMEF, em parceria com a ASBRAV e a ABRAVA, sediou a IV EXPOQUALINDOOR, com o objetivo de fomentar os negócios da região e atualizar os profissionais sobre as normas técnicas, resoluções e legislações vigentes e perspectivas sobre a qualidade do ar interno no Brasil. 

Ainda entre as ações desenvolvidas pelo SIMMMEF nesses 33 anos, destaca-se o apoio ao projeto de ampliação da unidade regional do Senai em São José, no ano de 2005. O Sindicato montou um laboratório de informática com a doação de trinta computadores, incluindo toda a estação de trabalho para cada máquina. Foi realizado um contrato de comodato, sendo que a manutenção e reparos, quando necessário, ficaria a cargo do Senai. O valor total para a compra dos equipamentos foi de 54 mil reais. Em 2016, as máquinas foram doadas para fins didáticos, encerrando o comodato.

A ação social de doação para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis também foi outra importante ação desenvolvida pelo SIMMMEF. Ao conhecer a realidade do Hospital Infantil, um dos empresários filiados ao SIMMMEF sugeriu uma ação social. Dentro das possibilidades do Sindicato, em 1999, foi doado um microcomputador e uma impressora para serem usados no registro e controle de pacientes que chegam ao ambulatório.

Em 2005, o Sindicato intermediou negociação com o Ministério do Trabalho e Emprego para implementar melhorias das condições de trabalho em prensas e equipamentos similares, injetoras de plástico e tratamento galvânico de superfícies nas indústrias metalúrgicas da região da Grande Florianópolis. Foram assinados acordos que previam o comprometimento das empresas em instalar, quando desprovidas, dispositivos de proteção ao trabalhador para promover a saúde e a segurança. Depois dos acordos, foram realizadas com apoio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) as correções referentes às Normas de Segurança e Medicina do Trabalho.

Conheça um pouco da história do SIMMMEF

Em julho de 1987 foi criada uma associação do segmento, com o registro na Delegacia Regional do Trabalho, e dois meses depois foi requerida a característica sindical com a convocação de uma assembleia no 15 de outubro do mesmo ano. Nessa data fundou-se então o Sindicato da Indústria Metalúrgica de Florianópolis com base territorial em Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Na época, quem coordenou as atividades foi o empresário José Pereira, da Esal Esquadrias de Alumínio, que junto com outros 15 empresários fundaram o Sindicato.

Em 30 de setembro de 1988, o MTE emitiu a Carta Sindical com a denominação de Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Florianópolis. Em novembro, houve eleição da Diretoria para mandato até 1991. A partir de então, a cada três anos foram realizadas eleições para escolha da Diretoria, sendo que o atual presidente assumiu em 1994, depois do falecimento do presidente e empresário fundador, José Pereira.

Em 14 de dezembro de 2016 foi realizada uma Assembleia para alterar o Estatuto no que diz respeito à base territorial. Foi protocolado processo no Ministério do Trabalho e Emprego solicitando expansão da base para abranger os demais municípios que compõem a Grande Florianópolis, indo até Tijucas ao norte e Alfredo Wagner na serra, totalizando 21 municípios. A solicitação aguarda aprovação do MTE.



                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715