FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

O Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Florianópolis (SIMMMEF) alerta sobre a importância dos protocolos para uso dos equipamentos e sistemas de ar-condicionado principalmente durante período de pandemia do Coronavírus. As medidas foram publicadas pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e visam contribuir para a ocupação segura de um ambiente climatizado, garantindo a qualidade do ar adequada para a saúde das pessoas. 

Para uso residencial dos equipamentos, destaca-se a higienização dos mesmos e dos filtros de ar, assim como a troca destes antes do término da vida útil. Sobre o dispositivo de renovação de ar interno, a recomendação é para correta adequação e instalação. Caso isso não seja possível, o equipamento de ar-condicionado deve ser mantido em modo de ventilação e as janelas do ambiente devem ficar abertas para favorecer a ventilação natural do ambiente. 

Quando falamos dos equipamentos para uso não residencial, as medidas de higiene devem ser redobradas, além de ser observada a importância de manter maior ventilação do ambiente interno possível, a fim de diminuir o risco de transmissão de patógenos.

Por isso, é fundamental que o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do ar condicionado esteja atualizado. Além disso, qualquer alteração ou modificação nos equipamentos e sistemas de climatização deve ser realizada somente por profissional especializado e legalmente habilitado.

Orientações para o uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais também constam no documento. O alerta é principalmente para o uso constante de máscaras, óculos, luvas de borracha, vestimentas de mangas e calças compridas e sapatos fechados e para o descarte adequado dos filtros, utilizando sacos plásticos, fechados hermeticamente. Lembrando que os protocolos foram feitos baseados na legislação brasileira e nas normas e orientações técnicas de entidades nacionais e internacionais, tais como ABNT, ASHRAE, REHVA E ANVISA.

O documento, elaborado pelos Departamentos Nacionais Técnicos, Qualindoor, Tratamento de Águas e Comissão do PMOC, representados pelos Engenheiros Arnaldo Parra, Charles Domingues, Itamar Lima, Leonardo Cozac, Marcelo Munhoz e Mario Canale, pode ser baixado na íntegra aqui.

                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail ou celular nossa newsletter!

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715