FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 
Metalúrgicas russas e chinesas são acusadas de exportar produto a valores menores que o normal. Empresas têm 30 dias para se manifestar e, caso denúncia seja comprovada, terão de pagar sobretaxa para liberação de novas importações.
A Secretaria de Comércio Exterior, órgão vinculado à pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) do Brasil,  deu início a uma investigação sobre a suposta prática de dumping nas exportações de aço laminado a quente da Rússia e da China para o país. O governo russo já foi notificado do processo, segundo divulgou o Ministério do Desenvolvimento Econômico russo nesta quinta-feira (28).
 
Segundo a circular que define os parâmetros para investigação, publicada no último dia 20 de julho, o ministério brasileiro buscará provas de que empresas de ambos os países estariam exportando seus produtos a preços mais baixos que o normal.
 
O inquérito foi estimulado após petição feita pela ArcelorMittal Brasil, pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e pela Gerdau, que juntas responderam por mais de 80% da produção nacional de aço laminado a quente no ano passado.
 
O documento apresentado pelas companhias denuncia a existência de uma margem de dumping de 56% quando se trata da Rússia e 49% no caso da China, nas exportações de janeiro de 2013 a dezembro de 2015.
 
Os produtores e exportadores russos interessados, embora não citados na nota da Secretaria de Comércio Exterior, tem 30 dias, a partir da data da publicação, para se registrar junto à investigação e enviar seus comentários para o Mdic. Caso a denúncia seja comprovada, haverá pagamento de sobretaxa para liberação de novas importações.
 

                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail ou celular nossa newsletter!

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715