FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Nesta terça-feira (4), aconteceu o V Seminário de Refrigeração e Climatização - Edição Sul. O evento, online e gratuito, foi realizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Florianópolis (SIMMMEF) e pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA). A abertura ocorreu às 9h e contou com a participação do presidente executivo da ABRAVA, Arnaldo Basile, e do diretor do Núcleo AVAC-R do SIMMMEF, Arivan Sampaio Zanluca.

Representando o SIMMMEF, Arivan Sampaio Zanluca destacou que um dos objetivos do sindicato é apoiar e promover a capacitação e  a qualificação profissional e citou os vários cursos que são promovidos pela entidade. "Contamos com o apoio do SENAI/SJ para promover o curso de Refrigeração e ar condicionado, também um sucesso nestes últimos 4 anos. Além deste curso, promovemos,  nas primeiras segundas-feiras de cada mês, nas dependências do SENAI/SJ, palestras técnicas, com apresentação, por parte de empresas do setor,  de temas de  interesse do mercado.  Enfim, são diversas as atividades, desenvolvidas pelo SIMMMEF", finalizou. 

Em seu discurso de abertura, o representante da ABRAVA, Basile, cumprimentou a todos os participantes e fez uma breve apresentação da Associação. "A missão da ABRAVA é promover as boas práticas em engenharia e incentivar o desenvolvimento tecnológico em todos os pontos que têm valor nesta cadeia de distribuição, fabricação e prestação de serviços", destacou. 

Durante toda a terça-feira (4), palestras de renomados profissionais abordaram diversos assuntos como novas tecnologias, projetos de AVAC-R e BIM, eficiência energética, automação e controles, PMOC do ar condicionado, qualidade do ar interior, renovação do ar e filtragem, boas práticas e instalação e manutenção em refrigeração, ar condicionado, refrigeração, entre outros. 

Segundo Arivan Sampaio Zanluca, as palestras contaram com conteúdos importantes para o enfrentamento do momento ao qual estamos passando. "Todas focaram na eficiência energética e/ou a questão da segurança sanitária. Neste item, demonstraram que instalações projetadas, instaladas e mantidas, dentro das normas técnicas,  serão grandes aliadas na proteção da saúde dos seus ocupantes, inclusive neste momento crítico,  em que passa a humanidade", destacou.

O objetivo do Seminário foi contribuir com o aprimoramento tecnológico, desenvolvimento dos profissionais e fortalecer o setor AVAC-R. Além disso, o evento foi pensado para todos que buscam novos conhecimentos e informações de relevância. 

O evento contou com o patrocínio das empresas Evapco, Full Gauge, Gree, Hidrodema, Johnson Controls, Midea, Carrier, Sicflux, Trox Technick, Hitachi e com o co patrocínio das empresas Conforlab e RCO Engenharia. Além disso, o seminário teve apoio da ABNT, da Abrafac, da Abrasip, da Abrinstal, da Ashrae, do Conselho Nacional de Refrigeração e Climatização, da Fenemi, do Instituto Brasileiro do Frio, da Smacna, da GBC Brasil e da SBCC. 



                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715