FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Na última segunda-feira (9), o Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Florianópolis (SIMMMEF) promoveu a palestra “Noções Básicas para o Controle da Contaminação”, no SENAI de São José. Em síntese, a capacitação trouxe informações práticas da atual norma NBR 16.101/2012 e da nova norma ISO 16890 para filtros utilizados na retenção do material particulado em suspensão no ar. Além disso, abordou noções de dimensionamento das soluções de filtragem, com o objetivo de aumentar o desempenho destas. 

O engenheiro Dagoberto Hiroyoshi Sato foi o palestrante do evento e destacou a importância da escolha correta do filtro para a qualidade do ar interior, principalmente após a introdução da nova norma, que, segundo ele, visa prioritariamente proteger as pessoas. “Com a qualidade do ar interior evita-se que se tenha a proliferação de doenças e a improdutividade e a insatisfação dos funcionários. Paralelo a isso, as indústrias estão buscando eficiência energética e o filtro tem papel importante nesse processo”, destacou.  

Arivan Sampaio Zanluca, Diretor do Núcleo de AVAC-R do SIMMMEF, também ressaltou a importância do sistema de filtragem. “Não adianta ter um equipamento especificado e instalado corretamente,  se a qualidade do ar for ruim e em desacordo com as normas, afinal, qualidade do ar, reflete diretamente na saúde e bem estar dos seus ocupantes .” 

Marcelo Luiz Pereira, professor do Instituto Federal de Santa Catarina, esteve presente no evento e destacou que, entre os assuntos abordados, julgou relevante a velocidade do ar, que afeta na perda de carga e no consumo de energia. “Essa foi uma palestra muito interessante porque focou principalmente em aspectos práticos e informações que muitas vezes os profissionais que fazem a manutenção e a instalação de filtros não se atentam.” 

O palestrante Dagoberto é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e fundador da Satoar, especializada em prestação de serviços de consultoria, assessoria e representações comerciais de equipamentos aplicados nas áreas de climatização e de ventilação mecânica.

Além do SIMMMEF, o evento foi organizado juntamente pela Satoar, representante comercial da American Air Filter. O evento contou ainda o apoio da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715