FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas é natural que o uso do ar condicionado seja mais frequente. Mas você sabia que é necessário fazer a manutenção periódica nesses aparelhos para garantir que a qualidade do ar seja adequada? Pensando nisso e com o objetivo de eliminar e minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes, o Governo Federal tornou obrigatória a execução do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar condicionado em edifícios de uso público e coletivo.

 A exigência está prevista na Lei Federal 13.589/2018 e também se aplica aos ambientes climatizados de uso restrito, como aqueles de processos produtivos, laboratoriais, hospitalares e outros, que devem obedecer aos regulamentos específicos. Aqueles que não cumprirem a legislação e não realizarem a manutenção dos sistemas e aparelhos de ar condicionado estão sujeitos a multas.

Além da melhoria da qualidade de vida dos ocupantes, é importante lembrar que a manutenção dos sistemas de climatização traz benefícios, como reduções nos custos, substituição de equipamentos obsoletos no momento adequado, redução dos riscos de incêndios e acidentes pessoais, possibilidade de reduções nos custos dos seguros e redução do gasto com energia.

O PMOC é uma compilação dos procedimentos para verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção da integridade dos sistemas de climatização. Para elaborar e implementar o PMOC é preciso indicar e manter um responsável técnico. O profissional deve estar devidamente habilitado para manter histórico de todos os procedimentos executados e divulgar os mesmos aos proprietários e ocupantes do ambiente.

Pensando na necessidade desses profissionais estarem aptos para essa exigência do mercado, o Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Florianópolis (SIMMMEF) promove cursos com a finalidade de capacitar os profissionais a executarem a elaboração, implantação e manutenção do PMOC de acordo com as premissas legais. Para mais informações entre em contato com o SIMMMEF pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715