FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Nesta terça-feira (9), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Florianópolis e os demais sindicatos e associações da vice-presidência da Regional Sudeste da FIESC promoveram a palestra “As perspectivas Econômicas para 2019”, que foi ministrada pelo presidente da FIESC, Mário Cesar de Aguiar. “Nós monitoramos vários indicadores, que mostram a potencialidade de Santa Catarina e fazem com que o estado se destaque nacionalmente. Neste momento, a questão sindical é fundamental para discutir os temas comuns à categoria e para se resolver questões que podem afetar também a competitividade das indústrias”, destacou o presidente da FIESC.

O presidente do SIMMMEF, Conrado Coelho Costa Filho, falou sobre a importância de trazer o assunto abordado na palestra para os sindicalizados neste momento de recuperação da economia nacional. “Apesar de que nesse momento há ainda mais expectativas do que resultados, só o fato de ter expectativas já cria um ambiente de melhorias. No nosso setor, especificamente, nós dependemos de outras indústrias, para as quais fornecemos, então, na hora que essas indústrias começarem a se movimentar, a nossa, consequentemente, vai se movimentar também.”

Entre os assuntos abordados na palestra, o destaque foi para a relevância da indústria de Santa Catarina que é considerada a mais diversificada do Brasil. Além disso, foram apresentados os bons números do estado catarinense, que foi o que teve a segunda maior participação do PIB nacional em 2018, sendo responsável por 27,1% do PIB do país e pela geração de 41,7 mil vagas de empregos.

“Na verdade essa palestra de hoje é fruto de um trabalho que vem se desenvolvendo há quase dois anos. Nós queríamos fazer um encontro que realmente interessasse não só ao nosso setor, mas a todos os setores instalados na nossa vice-presidência”, destacou o diretor do SIMMMEF, Arivan Sampaio Zanluca, que também representou a ASBRAV no evento.

O encontro aconteceu na sede da vice-presidência da FIESC Regional Sudeste, às 20h, no bairro Capoeiras em Florianópolis. Na abertura do evento, a executiva da FIESC, Marlete Schmitt, fez uma breve apresentação dos sindicatos e associações que fazem parte da vice-presidência da Regional Sudeste da FIESC. O vice-presidente da FIESC da Regional Sudeste, Tito Schimitt, ressaltou em seu discurso de abertura que “o Brasil precisa fortalecer sua indústria cada vez mais e que o associativismo tem papel fundamental nesse esforço”.

Entre os participantes estava presente o presidente do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo, Carlos Trombini, que se mostrou motivado com o desempenho da indústria catarinense no último ano e otimista quanto à retomada econômica nacional. “Nós escutamos que o estado de Santa Catarina estava em um momento de investimento bastante importante para o Brasil no ano passado e nós esperamos que isso continue. Nós temos um nível de confiança do empresário alto e precisamos empregar mais gente. Muitos dizem que se não tem indústria, não tem nação e se não tem nação, não tem indústria. Portanto, nós precisamos dos dois: a indústria e a nação, trazendo essa expectativa de crescimento para o país.”

Após a palestra do presidente da FIESC, foi servido um jantar para os cerca de 70 participantes que estiveram presentes no evento.


 

 

                                      

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

NOTÍCIAS

Acompanhe nossas publicações e obtenha as melhores informações para fortalecer a sua indústria.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rodovia BR 101, Km 211,  BL 1 - 1º Piso - SENAI - Área Industrial ⁞ São José/SC ⁞ CEP: 88.104.800 ⁞ Telefone: (48) 99128-8715